Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

 

mn uruguaiana

 

No dia 18 de julho de 2020, foi dado posse, via web pela plataforma Google Meet a Secretaria Municipal do Movimento Negro de Uruguaiana.

Participaram da reunião, Ivaldo Paixão, Presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Eni Veiga Canarim, Presidente Estadual do Movimento Negro do PDT/RS, Marcelo Lemos, Presidente do PDT de Uruguaiana, Adriano Panatieri, Vice Presidente do PDT de Pântano Grande, Sérgio Nunes, segundo Vice Presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Claudia Andreia Espindola Maciel, Katia Castelhano, Liana Osório da Nova, Naura Moreira.

Ivaldo Paixão, lembrou a trajetória do movimento negro no PDT nacional e também a história de luta do Ex-Governador Leonel de Moura Brizola junto com Abdias do Nascimento no empenho de criar as condições para que o partido fosse um repositório e um instrumento de igualdade desde seu nascedouro.

Eni Canarin, mencionou a importância de Idialeda Salgado na luta por equidade dentro do Partido, como também do nosso sempre Governador Alceu Collares, o presidente Marcelo Lemos reforçou a importância de um órgão de ponta partidário para o desenvolvimento de ações anti racistas no município, o senhor Sérgio Nunes se coloca a disposição para o planejamento e efetivação de políticas públicas de promoção de igualdade racial no município, Adriano Panatieri dos Santos de Pântano Grande mencionou a importância de um órgão partidário para efetivação dessa política, a senhora Cláudia Maciel no uso da fala lembrou também os momentos da caminhada que levaram ao dia de hoje na construção do movimento dentro do partido.

Foi apresentado por Sérgio Nunes as fichas de filiação ao movimento, como os demais documentos com as respectivas assinaturas dando legalidade ao ato ora realizado. A direção executiva da Secretaria Municipal do Movimento Negro de Uruguaiana ficou com a seguinte composição: Presidente, Claudia Andreia Espindola Maciel; Vice-presidente, Claudemir de Oliveira Silva; 1º Secretário, Liana Osório da Nova; 2º Secretário, Flavio Henrique Marotte; 1º Tesoureiro, Naura Terezinha Rodrigues Moreira; 1º Vogal, Cristiano Bicca, e 2º Vogal, Katia Castelhano. Houve um momento das considerações finais onde todos puderam dar voz aos auspiciosos caminhos que há de seguir esse projeto de políticas públicas de igualdade racial dentro do município.