1CiroeBrizola 

 

Em 22 de janeiro de 1922, nascia Leonel de Moura Brizola, no povoado de Cruzinha, à época integrante de Passo Fundo e mais tarde à jurisdição de Carazinho, um dos mais importantes homens públicos de nosso Estado e do Brasil, por toda sua trajetória política empreendida desde muito jovem, e principalmente por seu extraordinário legado de lutas em defesa da democracia, de políticas públicas e de direitos ao povo gaúcho e brasileiro.

Hoje, 22.01.2022, ao ensejo do centenário de nascimento do nosso grande Líder, o PDT homenageia e reverencia, com muito orgulho, a memória e a vida de Leonel Brizola, o maior inspirador das causas trabalhistas e programáticas, de nossa postura político-partidária e ideológica, baseada sempre nos princípios da retidão, da lisura e da coerência, marcas indeléveis da conduta de nosso saudoso Governador Brizola. 

Filho de agricultores, cujo pai foi morto por tropas governistas na guerra de 1823, Brizola desde cedo manteve-se fiel aos valores do meio rural, da terra e da produção agrícola, vocação do nosso Rio Grande e que sempre o acompanhou na defesa do desenvolvimento regional e dos que trabalham na lavoura e no campo.

Concluídos os estudos, primeiro, como Técnico Agrícola na Escola de Viamão, depois, no colégio Júlio de Castilhos e em 1949 no curso de Engenharia da URGS, Brizola iniciava sua exitosa ascensão política, com o ingresso no PTB em agosto de 1945, justamente o partido recém-criado para agregar o operariado, gente simples trabalhadora com quem Brizola se identificava inteiramente.

Iniciava sua vida política com o firme objetivo de lutar por ideias sociais, em defesa da legislação do trabalho, da garantia do trabalho, tônica dos seus pronunciamentos combativos e com muita emoção, características próprias de sua caminhada ao lado do povo, mesmo diante das adversidades, perseguições e injustiças políticas sofridas. Assim procedeu, eleito Deputado Estadual no pleito de 1947, quando reafirmou, na abertura dos trabalhos na Assembleia que iria cumprir seu mandato como representante das camadas mais pobres da população.

Brizola, foi, sobretudo, um símbolo de coragem e determinação nas dramáticas crises político-institucionais durante as décadas de 1950 e 1960, colocando se frontalmente contra as tentativas de golpes intentadas no País, de que são exemplos marcantes os célebres movimentos de resistência para garantir a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros. A chamada “campanha da legalidade”, constituída por 104 emissoras gaúchas, catarinenses e paranaenses, foi uma extraordinária demonstração de bravura e firmeza de Leonel Brizola para mobilizar a população em defesa da lei e da Constituição.

E certamente Brizola também se notabilizou como administrador eficiente e responsável, seja como Prefeito de Porto Alegre seja como Governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro por duas vezes, governos com extrema atenção e prioridade às reais necessidades das classes trabalhadoras. Destaque especial para o maior legado de Leonel Brizola no exercício do Poder Executivo, sem dúvida, a grande obra na área da Educação, com os CIEPs e o ensino em tempo integral, tema essencial no conteúdo programático do PDT, em nossas proposições, iniciativas e compromissos com o Povo Brasileiro, tanto nas esferas do Legislativo quanto do Poder Executivo.

Leonel Brizola, sem dúvida, faz uma falta enorme atualmente em nosso país mergulhado em posições oficiais negacionistas, incoerentes, sem compreensão com o sofrimento da maioria dos brasileiros.

Por tudo isso, o Partido Democrático Trabalhista, do Rio Grande do Sul, celebra neste 22 de janeiro de 2022 o Centenário de nascimento de Leonel Brizola, renovando-lhe justas homenagens com muita emoção e saudade, expressando-lhe a mais profunda gratidão pelo imenso legado de exemplos de vida e de atuação política às futuras gerações de gaúchos e brasileiros.