EDE 1361

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em sessão extraordinária desta terça-feira (22/12), Moção de solidariedade aos aprovados no concurso público para Polícia Civil no ano de 2018 e à comissão dos aprovados no concurso da Polícia Civil/RS 2018 - Escrivães e Inspetores. A iniciativa é do vereador Márcio Bins Ely (PDT) e tem por objetivo apoiar a viaabilidae de alteração do cronograma da segurança pública, com a finalidade de incluir todos os excedentes na previsão de chamamento, no propósito de sanar a crescente falta de efetivo na segurança pública do estado do Rio Grande do Sul.

Conforme o autor, até o momento foram chamados 1.176 aprovados, incluindo a turma que ingressará na Acadepol em novembro de 2021, sendo a última turma prevista no cronograma de chamamento elaborado pelo Governo Estadual. O cronograma para novas nomeações da Segurança Pública e Administração Penitenciária não contemplou os quase 1.000 aprovados no concurso fora das vagas, diferentemente do que ocorreu com as demais áreas da segurança pública, como Brigada Militar e Susepe. Destaca-se que foram nomeados 418 agentes antes da elaboração do cronograma.

Conforme previsto na Lei Estadual 13.790/2011, seriam necessários 8.550 policiais civis, contudo, o estado amarga um déficit em seu efetivo de mais de 40%, contando, atualmente, com 5.308 policiais. "Sendo assim, ainda que sejam nomeados todos os aprovados no último certame, não supriria essa defasagem, mas amenizaria o déficit histórico."

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)