Conferências de Políticas para as Mulheres têm novos prazos no RS e prestarão homenagem a Miguelina Vecchio
- Humberto Macedo
- 23 de jul.
- 1 min de leitura

Em resposta aos impactos das recentes enchentes que afetaram diversos municípios gaúchos, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/RS) anunciou a prorrogação dos prazos para a realização das Conferências Municipais e da VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. A medida foi conquistada após articulação direta com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e com o Ministério das Mulheres, liderado pela ministra Márcia Lopes.
O novo cronograma reconhece as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e busca garantir a ampla participação da sociedade civil e do poder público nesse processo fundamental de construção de políticas públicas voltadas às mulheres.
Novas datas definidas:
Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres: prorrogadas até 17 de agosto de 2025;
VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres Miguelina Vecchio: será realizada de 12 a 14 de setembro de 2025, em Porto Alegre.
A conferência estadual deste ano carrega um significado ainda mais especial: ela prestará uma justa e emocionante homenagem à militante feminista Miguelina Vecchio, que dá nome ao evento. Miguelina, referência nacional na luta pelos direitos das mulheres e dirigente histórica do PDT, deixou um legado de coragem, sensibilidade e compromisso com a transformação social que segue inspirando gerações.
O PDT RS reconhece a importância das conferências como espaço democrático de construção coletiva e reafirma seu compromisso com o legado de Miguelina Vecchio e com a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e com mais mulheres nas decisões que moldam o futuro.
Comentários