Entrevista de Miguelina Vecchio (in memoriam) ao CMT vai ao ar hoje (11)
- Humberto Macedo

- 11 de jul.
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jul.

Wellington Penalva
11/07/2025
Conversa emociona e mostra a face da mulher que viveu o Trabalhismo com intensidade
No ar, o 34º episódio da série Trabalhismo na História, do Centro de Memória Trabalhista (CMT) da FLB-AP, traz uma das entrevistas mais comoventes já registradas pelo projeto. Gravada em sua casa, no Rio Grande do Sul, a conversa com Miguelina Vecchio agora integra o acervo de memória do Trabalhismo brasileiro.
Ex-presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e referência nacional na luta por igualdade de gênero, Miguelina fala sobre sua história de vida, sua dedicação à militância pedetista e sua entrega à causa das mulheres brasileiras. O vídeo, publicado em memória, resgata o legado de uma das mais combativas lideranças do PDT.
Em tom direto e emocionado, Miguelina sintetiza o sentido de sua trajetória ao responder a uma pergunta sobre quem ela é:
“Uma mulher bem simples que, ainda que às vezes pareça arrogante para se proteger do machismo, transformou a sua vida em militância. Então, enquanto todo mundo faz militância no que sobra de vida pessoal, eu faço vida pessoal no que me sobra de militância”.
A entrevista completa está disponível no canal do CMT no YouTube e é um registro potente sobre o compromisso político e afetivo de uma mulher que marcou o Trabalhismo com coragem, firmeza e generosidade.








Comentários