MAR LBD9667

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Mala de Garupa. O projeto é de autoria do vereador Marco Bins Ely (PDT). 

Fruto da cultura gaúcha com orientação maçônica, o DTG Mala de Garupa, da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, é um movimento que estrutura tradições gaúchas junto a maçons, que, conforme o projeto, carregava a preocupação com a história dos maçons que no passado doaram seus ideais na Revolução Farroupilha. A data de fundação do DTG deu-se através de um decreto do grão-mestre da Grande Loja Maçônica do estado, irmão Pedro Manoel Ramos, no dia 8 de julho de 2004.

Segundo a proposta, mesmo com diferenças socioculturais, a instituição conseguiu manter a diversidade de pensamentos em harmonia, visando proporcionar aos associados uma participação livre e democrática com o objetivo de praticar a tradição gaúcha. "O DTG Mala de Garupa originou-se de homens que amam a arte e a cultura do estado. A palavra mala, em sua denominação, significa abreviatura de maçons antigos livres e aceitos. Já no meio tradicionalista, a expressão “mala de garupa” é usada para qualificar um artefato de couro ou de tecido usado na lida campeira”, de acordo com o projeto.

Ainda conforme o proponente, conceder o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva ao DTG Mala de Garupa é reconhecer o trabalho de valorização da cultura gaúcha realizado pela instituição.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)