Burmann Frente 1902

A Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade e Idosos da Assembleia Legislativa, foi instalada na manhã de hoje (19/02). A presidência ficou a cargo do deputado Gerson Burmann (PDT) que ao longo dos seus cinco mandatos tem trabalhado em políticas públicas para a pessoa idosa.

Na ocasião, Burmann reuniu o Grupo de Trabalho que é integrado por várias entidades de classe que atuam na defesa dos idosos e ressaltou os grandes desafios que esperam a todos, pois a todo o momento os idosos brasileiros temem pela perda de direitos que foram conquistados com muita luta e mobilização e lembrou que uma nova reforma da previdência vai pautar o Congresso Nacional nos próximos dias, motivo pelo qual pediu atenção das entidades que representam os idosos, aposentados e pensionistas.

O grupo debateu, ainda, vários temas como o cartão de estacionamento para idosos; os projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa e a aplicação da lei que concede passagens gratuitas para idosos em transporte interestadual e que vão nortear o debate no corrente ano.

Burmann lembrou importantes projetos de sua autoria que tramitam na Assembleia e que visam sempre o apoio e o incentivo da terceira idade e idosos. Citou o projeto 172/217, que trata de uma verba específica para o esporte para idosos, que conta com o apoio do Conselho Estadual do Idoso, assunto debatido com o novo secretário de Esportes, João Derly em audiência no final da manhã.

Relatou, ainda, o trâmite dos projetos: Projeto de Resolução nº 10/2018 que Institui o Prêmio Município Amigo do Idoso destinado a laurear os municípios gaúchos pela atuação na defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e o PL 123/2018 - Altera a Lei nº 13.394 – que visa adequar a data da realização das atividades da Semana Estadual do Idoso e enfatizou a importância das ações da frente parlamentar, e declarou o slogan que tem usado: “trabalhando hoje, preparando o Amanhã”.

Participaram da reunião a Fetapergs; a Fectirgs; o Sesc; a SES/RS; a FGJAI; a Pastoral da Pessoa Idosa; o Coordenador da Comissão de Trabalho da Frente Parlamentar - José Renato Scherer; a assessoria do deputado Gerson Burmann e do senador Paulo Paim.