cultura

Durante dois dias, trabalhistas ligados à cultura e às diferentes identidades do povo brasileiro  participaram de painéis sobre a história dos ideais de nomes como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro e debateram o futuro do PDT durante o 1º Congresso Estadual do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) do Rio Grande do Sul, que aconteceu nos dias 1 e 2 de dezembro na sede do PDT em Porto Alegre, e que serviu também para eleição e posse do Diretório e da Executiva Estadual do MCDR no Estado e também das vice-presidências regionais. 

Com a presença do presidente nacional do MCDR, o cearense Roberto Viana Júnior, no sábado, primeiro dia de Congresso, foram formados grupos de trabalho que se reuniram para elaborar propostas para avanços do trabalhismo no Estado e no país. Depois, os membros do MCDR debateram diferentes temas como Cultura, Educação e Escola Sem Partido, Plataforma Digital, e de valorização dos artistas regionais e locais, com ampla participação dos presentes que apresentaram diversas ideias para fortalecimento do partido e do movimento.

Já no domingo foi realizada a Assembleia Geral com a votação do novo Diretório e Executiva Estadual do MCDR que anteriormente contava apenas com Comissão Provisória no estado.  Além disso, foram apreciadas as propostas apresentadas pelos grupos de trabalho. Neste dia, o 1º Congresso Estadual do MCDR contou com a presença de presidentes e representantes da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), da Juventude  Socialista (JS), do Movimento Comunitário Estadual, e do Movimento dos Professores do PDT.


Lauri Bernardes é o novo presidente do MCDR no Rio Grande do Sul

Com somente uma chapa apresentada, o secretário-nacional do MCDR, Lauri Bernardes foi eleito presidente do movimento no Rio Grande do Sul, tendo Irma Lizot como sua vice-presidente e Gilmar Goulart como secretário-geral e Dogival Duarte na Tesouraria, além dos demais integrantes listados abaixo.

Historiador e militante histórico do PDT, além de um dos fundadores do MCDR no país, Lauri Bernardes foi imediatamente empossado pelo presidente nacional Roberto Viana Júnior que destacou a lealdade de Lauri às causas do trabalhismo. “O MCDR no Rio Grande do Sul será presidido por um incansável trabalhista que está empenhado na luta contra os atrasos neoliberais que hoje atingem o país e na construção de um PDT cada vez mais próximo daqueles ideias de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro”, afirmou o presidente nacional dando posse à nova Executiva e Diretoria do MCDR no Dia do Samba, que é 2 de dezembro.

A nova Executiva do MCDR/S

Presidente: Lauri Bernardes
Vice-Presidente: Irma Lizot
Secretário-Geral: Gilmar Goulart Pinto
Secretaria Adjunta: Ariane Anne Marchner
Tesoureiro: Dogival Duarte
Secretario de Formação Política: Wendel Pinheiro
Secretaria de Cultura: Jorge Eremites de Oliveira
Secretaria de Comunicação Social: Barbara Camargo
Secretário de Nucleação: Jorge Artur Rodrigues
Secretario de Mobilizacao: Rodrigo Maurer
Consultor Jurídico: Saadia Martins
Vogais: Nubia Dutra  e Nei Reck

Vice-presidentes regionais

Vice-presidente Metropolitana: Juruna Falk
Vice-presidente de Caxias do Sul : Alexandra Ribas
Vice-presidente : Fronteira Oeste – Liomar Ribas
Vice-presidente  - 19º Região Celeiro – Eurico Zancan
Vice presidente Fronteira Sul: Jose Fialho

Att,

Guilherme Darros
Jornalista / Redator / Produtor de Conteúdo
(51) 98433-2123

Bruno Ribeiro

 

Att,

Guilherme Darros
Jornalista / Redator / Produtor de Conteúdo
(51) 98433-2123