Criado para defender e fomentar a cultura como ferramenta de emancipação social em todo o país, o Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR) do PDT realizou seu I Encontro Estadual no Rio Grande do Sul no sábado, 25 de agosto, na sede estadual do partido, e que contou com a participação de diversas lideranças trabalhistas, além de protagonistas da cultura gaúcha. No encontro foram referendados ainda os 12 princípios do MCDR que poderá nortear políticas públicas para a cultura.

movimento darcy ribeiro

Além da direção nacional do MCDR, o presidente estadual do PDT e deputado federal, Pompeo de Mattos também participou e enfatizou a importância do movimento para que o partido recupere espaços que perdeu ao longo dos anos após a morte de Brizola. Já para o presidente nacional do MCDR, Roberto Viana Júnior, o MCDR faz cultura com importantes ferramentas . “Nós representamos um projeto de Nação, que valoriza a cultura”, afirmou Viana.

O secretário-nacional, Lauri Bernardes, fez questão de lembrar a importância da construção do PDT como um partido ideológico, ligado aos ideias de nomes como Leonel Brizola, Alberto Pasqualini, e claro, Darcy Ribeiro. “O brasileiro precisa compreender sua identidade para que possa se emancipar socialmente. É para isso que o MCDR trabalha”, disse Lauri. O coordenador de formação política do movimento fez ainda Wendel Pinheiro fez ainda uma avaliação da conjuntura política nacional, reforçando a chance que o PDT tem de crescer de forma consistente no pleito deste ano.

Roberto Viana Junior deu posse à comissão de trabalho que ficará responsável legal para chamar o primeiro Congresso Estadual do movimento. Composta pelos membros: Jorge Eremides como secretário de assuntos indígenas e quilombolas, Bianca Bertolucci secretária de comunicação, Tiago Maciel dos Santos secretario de mobilização, secretaria de relações institucionais Marcus Cunha, secretaria de formação política Wendel Pinheiro, secretaria adjunta Ariane Anna Marchner, secretario geral Gilmar Goulart Pinto e presidente Lauri Bernardes. Em seguida a posse coletiva das Comissões Provisórias dentro do que rege o primeiro Estatuto da Nacional aprovado no dia 29 de maio no Rio de janeiro: São Leopoldo, Passo Fundo, Campos Novos, Santa Cruz, Campo Bom, Igrejinha, Itaquí, São Borja, Canela, Bento Gonçalves e Espumoso.

Na fala Bernardes propôs o primeiro congresso do movimento ainda para esse ano, houve a indicação para o dia primeiro de dezembro, aprovado pela maioria. Disse também o presidente empossado que um dos primeiros atos será convidar o presidente do Movimento Socialista de Cultura Darcy Ribeiro para unir esforços e juntos fazer esse congresso em nome da cultura do Rio Grande do Sul.


#CiropresidenteBrizolapresente12!