top of page

PDT presta homenagens a Vargas, Jango e Brizola em São Borja

Atualizado: 26 de ago.

Homenagem de lideranças a Getúlio, Jango e Brizola
Lideranças prestam suas homenagens

Por Bruno Ribeiro

23/08/2025

Com Carlos Lupi, lideranças visitam berço do Trabalhismo e exaltam legado nacionalista


Na fria manhã de sábado (23) em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, lideranças nacionais do PDT se reuniram para reverenciar Getúlio Vargas, João Goulart (Jango) e Leonel Brizola, lideranças do Trabalhismo. No cemitério e no mausoléu, os presentes exaltaram a representatividade do partido e o fortalecimento do legado nacionalista.


Em torno dos túmulos, admiração e carinho marcaram os discursos proferidos, como os de Carlos Lupi, presidente nacional do partido; de Romildo Bolzan, presidente estadual; de Juliana Brizola, presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) e pré-candidata a governadora, dos deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos e do deputado estadual Tiago Cadó.


“Reverência a Getúlio, Brizola e Jango, lideranças que formaram o Trabalhismo e estão presentes na alma do povo. Os seus sonhos, como o da nação desenvolvida e soberana e do povo emancipado, seguem vivos conosco na luta diária”, afirmou Carlos Lupi, acompanhado de Leo Lupi, subsecretário municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.


Ao redor dos túmulos de Brizola e Jango, Lupi agradeceu pelo fundador do PDT “ser uma fonte constante de inspiração”.


“Hoje, estamos mais uma vez enaltecendo um injustiçado. Se ainda não alçamos a vitória, é porque falta caminhos para percorrer. Temos vocação para a luta. É uma conquista do povo brasileiro, por quem o velho Briza sempre batalhou”, exaltou.
“Jango chegou à presidência e mostrou o compromisso com as causas sociais que marcam a história do Trabalhismo. O golpe de 64 não foi só contra o Brasil, mas contra os ideias trabalhistas, acrescentou.

No mausoléu de Vargas, o presidente pedetista evidenciou as conquistas do líder gaúcho, que completará 71 anos de falecimento neste domingo (24).


“Maior e mais importante presidente da história do Brasil, Getúlio promoveu a principal transformação que essa nação já conheceu. Saímos de um país agrícola para uma potência industrial. E para impedir um golpe, deu um tiro próprio peito. A carta testamento é um marco. Temos orgulho dos nossos líderes”, disse.

Emocionada, Juliana Brizola agradeceu ao avô por sempre proporcionar a inspiração para seguir buscando novas conquistas.


“Temos um grande desafio e ele nos inspira ao pensar em tudo o que ele fez. Leonel Brizola sempre se dedicou ao povo. Até hoje, tem uma família que o ama muito e sente muita saudade”, relatou.

Os encontros contaram também com as participações da vice-presidente nacional do partido, Sirley Soalheiro, do presidente nacional do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), bem como de prefeitos, vereadores e representantes estaduais dos movimentos partidários.

Comentários


bottom of page