Neto de João Goulart lança autobiografia sobre trajetória pessoal e legado político
- Humberto Macedo
- 25 de ago.
- 2 min de leitura

O advogado, escritor e músico Christopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, lançou em Porto Alegre sua autobiografia E manchado de sangue terás que crescer: uma vida de lutas. O evento ocorreu na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, reunindo familiares, amigos e lideranças políticas.
Publicado pelo selo Minotauro (Alta Books), o livro possui 416 páginas e tem a apresentação de Juremir Machado da Silva e Alcy Cheuiche, além de posfácio do deputado federal Afonso Motta. Traz uma narrativa íntima e emocionante, em que Christopher revisita sua própria história marcada pelo exílio, ao mesmo tempo em que reflete sobre o impacto político e humano do golpe que depôs seu avô em 1964.
Nascido em Londres, em 1976, durante o exílio da família, Christopher foi o único neto que Jango chegou a conhecer. Ao longo da obra, percorre cidades como Londres, Montevidéu, Porto Alegre, Punta del Este, Rio de Janeiro e São Borja, transformando lembranças familiares e marcas históricas em um relato profundo e humano.
O título da obra — E manchado de sangue terás que crescer — vem de um verso escrito por João Vicente Goulart, pai do autor, quando Christopher ainda era bebê.
Segundo o próprio autor, a escrita foi um processo de autocrítica e revelação:
“Me despi para escrever o livro. Faço autocríticas e abordo diversos momentos da história do país, da minha vida e também de minha família.”
A publicação representa não apenas um exercício de memória pessoal, mas também um gesto de reafirmação da luta democrática, preservando a história de Jango e seu legado para as novas gerações.
O livro está disponível em livrarias de todo o Brasil e pode ser adquirido também pelo
link: Compre na Amazon
Comentários