top of page

Musicanto recebe Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS

Luiz Marenco, Fernando Borella e Luis Dorneles
Luiz Marenco, Fernando Borella e Luis Dorneles

O Musicanto Sul-Americano de Nativismo, um dos festivais mais tradicionais da música regional, foi agraciado com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e foi proposta pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT-RS), em reconhecimento à importância cultural e histórica do evento.


Idealizado em 1983 pelo músico Luiz Carlos Borges, o Musicanto nasceu com o objetivo de valorizar a música nativista, revelar talentos e integrar artistas de diversos países latino-americanos. Ao longo de sua trajetória, o festival tem projetado Santa Rosa como referência na produção cultural autêntica da região.


Durante a solenidade, o presidente do Musicanto 2025, Fernando Borella, e o vice-presidente, Luis Dorneles, receberam a medalha das mãos do deputado Marenco. Borella destacou o papel fundamental do voluntariado e a evolução de Santa Rosa desde a criação do festival: “Com certeza não vai faltar empenho, paixão pelo que estamos fazendo. Quando Luiz Carlos Borges idealizou o nosso grande festival na década de 80, era uma Santa Rosa. Hoje vivemos outra realidade, fruto daquela semente plantada lá atrás”.


O evento também contou com a apresentação da música vencedora da última edição, “A História de Don Latino”, interpretada por Érlon Péricles e Pirisca Grecco, que emocionou o público presente.


O deputado Luiz Marenco parabenizou a organização do festival e ressaltou sua importância para a cultura gaúcha: “Com certeza vai ser um belo festival. Um festival que sempre deu voz às culturas da América Latina. Levem para Santa Rosa essa honraria”.


A comitiva do Musicanto foi composta por membros da diretoria, como o coordenador geral Fábio Meinerz e o presidente de honra Vilson Kunzler, representantes do poder público municipal e da Fenasoja, além do embaixador da 30ª edição, Érlon Péricles.

Durante o evento, Fernando Borella anunciou que no dia 18 de agosto será realizado um encontro para divulgar a programação de shows do festival.


Além disso, destacou o projeto Musicanto Vai à Escola, que neste ano percorrerá 30 instituições de ensino. O encerramento das atividades está previsto para os dias 4 e 5 de novembro, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa. O festival competitivo ocorrerá de 6 a 8 de novembro, com inscrições abertas até 31 de agosto, nas categorias: Livre, Instrumental e Semeador — esta última voltada a jovens de 11 a 17 anos. Até o momento, já foram registradas mais de 400 inscrições.


O PDT-RS parabeniza o Musicanto Sul-Americano de Nativismo por essa merecida homenagem e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura regional e a valorização dos festivais que celebram a identidade gaúcha.

Comentários


bottom of page