Cadó destaca apoio à recriação da Secretaria da Mulher
- Irineu Fontela
- 26 de ago.
- 1 min de leitura

Por unidade foi aprovado nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei (276/2025), do Poder Executivo, que altera a Lei nº 15.934, de 1 de janeiro de 2023, e inclui a Secretaria da Mulher na estrutura administrativa do Estado – estabelecendo suas competências. A recriação da secretaria que busca consolidar e ampliar a política de enfrentamento à violência contra as mulheres e a promoção da equidade de gênero, teve 45 votos favoráveis.
Cadó destacou a importância da iniciativa e parabenizou a articulação política realizada pelas deputadas da atual legislatura para consolidar a recriação da Secretaria da Mulher, destacando o trabalho da deputada Bruna Rodrigues (PCdoB) – procurado especial da Mulher da ALRS.
“O PDT, com muita satisfação, vota favorável a esse projeto. Esta Casa, apesar de todas as diferenças e divergências políticas e ideológicas que possam existir, conseguiu, através da bancada feminina, sensibilizar o governo do Estado e o plenário da Assembleia Legislativa para que esta importante política pública fosse retomada, agora, com o status de secretaria”, afirmou o deputado.
O parlamentar também aproveitou o momento para ressaltar que a Conferência Estadual das Mulheres leva o nome de uma história correligionária do PDT, Miguelina Vecchio – ex-presidente Nacional da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente Nacional do Partido que durante décadas foi servidora da ALRS e ferrenha defensora de políticas públicas focadas ne segurança, dignidade e justiça social às mulheres. “Nós, como partido político, temos muito orgulho de participar das necessárias mudanças motivadas pelos movimentos sociais – como a consolidação dos direitos trabalhistas, o voto feminino e outras políticas públicas de proteção e igualdade de direitos às mulheres”, salientou Cadó.
Comentários