top of page

Cadó consolida a criação de uma Comissão Especial para debater a malha ferroviária gaúcha

Deputado Tiago Cadó
Tiago Cadó - Foto: Fernando Gomes

O debate sobre a situação e da malha ferroviária gaúcha ganhou reforço na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Proposta pelo deputado Tiago Cadó (PDT), com apoio de 37 parlamentares signatários, será criada no parlamento gaúcho uma Comissão Especial para intensificar o debate com foco em uma nova concessão para a malha ferroviária – que foi abandonada pela atual concessionária Rumo, cujo contrato vai até 2027. O protocolo de criação foi realizado por Cadó na quarta-feira (11) e será deliberado na reunião da mesa diretora da ALRS na próxima terça-feira (16).


“São mais de 1,5 mil quilômetros de ferrovias que simplesmente desapareceram no RS. Fato que gerou atrasos econômicos e problemas sociais. Precisamos discutir o futuro e trabalhar em parceria com o governo do estado e instituições para estruturar um novo modal ferroviário eficaz ao desenvolvimento gaúcho”, destacou Cadó. Segundo aponta a Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Camaralog), a cada ano, cerca de R$ 12,3 bilhões escorrem em grãos desperdiçados nas estradas por meio da logística em caminhões – cifra equivalente a 21,5 do Produto Inter Bruto gaúcho. 


De acordo com o deputado, é preciso reivindicar à concessionária às devidas indenizações pela falta de investimento – que é um dos maiores absurdos econômicos para Rio Grande do Sul.   

Comentários


bottom of page