Artus presta homenagem ao Clube de Leituras e Clube Orquestra de Venâncio Aires
- Larissa Carlosso
- 16 de jul.
- 2 min de leitura

Nesta quarta-feira (16), o deputado Airton Artus (PDT) prestou uma homenagem ao Clube de Leituras e ao Clube Orquestra de Venâncio Aires. A cerimônia, que ocorreu nas dependências do Palácio Farroupilha, contou com dois momentos, o primeiro, no Salão Júlio de Castilhos, onde além de Artus, o presidente do Clube de Leitura, Telmo Kist e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, fizeram o uso da palavra. Além disso, houve a apresentação da Orquestra. O segundo momento foi no Plenário 20 de Setembro, no Grande Expediente, onde tradicionalmente os deputados homenageiam entidades e figuras ilustres.
Em sua fala, Artus relembrou a trajetória do Clube de Leituras “O Clube representa mais do que um espaço físico, ele é a memória viva de uma comunidade que valoriza a leitura, a cultura e a convivência. Mesmo enfrentando períodos difíceis, o clube resistiu, se transformou e continua sendo um pilar da vida social e cultural de Venâncio Aires e ouso dizer que é o formador do caráter do povo venâncio-airense”, afirmou o deputado.
Com mais de 135 anos de história, o Clube de Leituras é uma das instituições mais antigas de Venâncio Aires. Criado originalmente com o nome de Leseverein, tinha como objetivo reunir leitores, especialmente de obras em língua alemã. Ao longo do tempo, enfrentou diversos desafios, entre eles, a perda de seu acervo durante a proibição do idioma alemão no Brasil, e passou por sucessivas transformações até se consolidar como um espaço plural, voltado à convivência, cultura e lazer. Hoje, o clube mantém uma estrutura diversificada, oferecendo aos seus associados e à comunidade local espaços como piscina térmica, quadras esportivas, auditório, sala de jogos e salões para eventos, mantendo-se ativo como um importante centro de cultura e integração social no município.
Durante a homenagem, o deputado também destacou a atuação da Clube Orquestra Venâncio Aires, iniciativa que surgiu em 2023 para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela antiga orquestra municipal, criada durante sua primeira gestão como prefeito. Liderada pelo maestro Daniel Böhm e composta por 14 músicos, a nova formação mantém viva a tradição musical na cidade e já se apresenta em eventos locais e regionais. A orquestra tem ampliado sua atuação com apoio de emendas parlamentares e projetos na Lei de Incentivo à Cultura, com a proposta de realizar uma turnê por municípios atingidos pelas enchentes em 2024.
Estiveram presentes na cerimônia o ex-deputado estadual, Luiz Fernando Staub; o secretário de Cultura representando o Governo do Estado, Eduardo Loureiro; o prefeito Jarbas da Rosa; o secretário de Cultura de Venâncio Aires, Sandro Kroth; o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Luft; além das vereadoras Alessandra Ludwig e Sandra Silberschlag. O presidente do Clube de Leituras, Telmo Kist, também acompanhou a homenagem.
Comentários