top of page

Ampliação das candidaturas negras é debatida em reunião de Lupi com movimento do PDT

Atualizado: 29 de ago.

Reunião do Movimento Negro com Lupi
Reunião do Movimento Negro com Lupi

Com apoio da FLB-AP, qualificação dos quadros busca garantir mandatos que reforcem defesa de ações afirmativas


A ampliação das candidaturas negras, nas eleições de 2026, foi debatida nesta quinta-feira (28), na reunião virtual do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, com a Executiva Nacional do Movimento Negro. Com apoio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), o partido busca a qualificação dos quadros para garantir mandatos que potencializem a defesa de ações afirmativas.

No debate sobre a reestruturação, Lupi propôs a produção de um documento que contemple os 12 pontos prioritários relacionados ao movimento. A iniciativa permitirá, em conjunto com a formação, que a sigla garanta a composição de chapas competitivas e, consequentemente, a ampliação de vagas, no legislativo e executivo, para reforçar o compromisso histórico trabalhista com as pautas raciais.

“Com a reorganização, a partir da realização de congressos estaduais, e a formulação das 12 prioridades para plataforma eleitoral dos candidatos, o movimento estará ainda mais forte”, projetou, ao indicar a realização de um encontro da Direção Nacional com as organizações pedetistas.
“O nosso legado é forte e representativo. Com ícones como o ex-senador Abdias do Nascimento e o ex-deputado Carlos Alberto Caó, o PDT viabilizou conquistas fundamentais na sociedade e no parlamento brasileiro, incluindo a lei que definiu os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor”, acrescentou.

Presidente nacional do movimento, Ivaldo Paixão relatou a organização nacional para mobilização e qualificação dos membros.

“Estamos presentes na maioria dos estados e buscando fortalecer a nossa luta, que é histórica. Buscamos valorizar nossos quadros para seguir avançando com as conquistas”, explicou.

Comentários


bottom of page