top of page

Abertura da Semana Estadual da Pessoa Idosa 2025 destaca valorização e visibilidade da população 60+

ree

Com o tema “Estamos aqui – Visibilidade e Valorização”, foi aberta na tarde desta segunda-feira (29/09), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a Semana Estadual da Pessoa Idosa 2025. O evento é coordenado pela Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Gerson Burmann, e se estende até o dia 4 de outubro.


Na cerimônia, o parlamentar lançou a homenagem aos Centenários do Rio Grande do Sul, entregando certificados de honra ao mérito a nove cidadãos que simbolicamente representaram todos os centenários gaúchos. Burmann também destacou conquistas recentes voltadas à população idosa, como a criação dos Centros-Dia para a Pessoa Idosa, o programa Saúde 60+ e o Pró-Idoso, recém-aprovado, que garante uma complementação de renda para cidadãos com 80 anos ou mais que recebam até um salário mínimo per capita.


Em sua fala, o deputado chamou a atenção para a transformação demográfica que ocorre no Estado:

“A pirâmide está se invertendo e o número de pessoas idosas cresce significativamente. Isso exige de nós um olhar diferenciado para esse grande contingente de cidadãos gaúchos”, ressaltou Burmann.


Também se manifestaram no evento o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e a presidenta do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ivanir Argenta, reforçando a necessidade de maior presença do Estado por meio de políticas, programas e projetos que atendam as demandas da população 60+. Fantinel anunciou ainda novos editais do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, lançados na semana passada, que disponibilizam mais de R$ 20 milhões para iniciativas voltadas ao segmento.


A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades ligadas à causa: a juíza-corregedora Betina Constantino (TJRS); o promotor de Justiça Leonardo Menin (Centro de Direitos Humanos e Proteção aos Vulneráveis); José Pedro Kuhn, presidente da FETAPERGS; Gilberto Klein, presidente da FECTIRGS; Rogério Guaraldi, presidente da Abraz RS; Marcos Cunha, do SINDIHOSPA; Aneliza Cripa, do Instituto de Geriatria da PUC-RS; a delegada Ana Caruso (Proteção ao Idoso); Kassius Nitzke, da FGJAI; Eunice Luz, do SINDINAPI; Bibiana Veríssimo Bernardes, da Defensoria Pública; Suzete Carbonell, da Longevidade Brasil RS; entre outros.


Ao final, a coordenadora do Pró-Social da SEDES, Giza Nunes, emocionou o público com uma homenagem musical aos centenários, interpretando “Como Será o Amanhã”.


Homenageados com o Certificado de Honra ao Mérito

  • Anton Karl Biedermann – Empresário e atleta de natação master do Grêmio Náutico União

  • Lila Kaul Fernandes Pretz – Solar Anita Residencial Sênior

  • Olga Pereira Cabral – Recanto da Vó Marlene

  • Esmeralda Loureiro de Mattos – Donna Care Lar de Idosos

  • Maria Therezinha Renani – Vila Florida Hospedaria Geriátrica

  • Maria Conceição Presti – Residencial Geriátrico Vittal Saúde

  • Ely Martins Riche – Residencial Mundo Novo

  • Doralina Amália Adam – Gravataí (RS)

  • Ataliba Soares de Souza Nascimento – Cachoeirinha (RS)


Representando os homenageados, o empresário e atleta Anton Karl Biedermann fez uso da palavra. Em seu discurso, agradeceu a distinção e ressaltou a importância de uma vida saudável, pautada em bons hábitos alimentares e na prática de exercícios físicos, como caminho para a longevidade.


Fotos: Raul Pereira / ALRS

Assessoria Gabinete Gerson Burmann

Comentários


bottom of page