Agenor Basso

 

De tempos em tempos, surgem, inclusive dentro do próprio PDT, quem, enfaticamente afirme que o Partido Democrático Trabalhista seja um partido de esquerda, que defenda postulados totalitários.

            Os que assim agem e se manifestam precisam ler o que nosso ideólogo Alberto Pasqualini nos deixou como ideário partidário, precisam conhecer como agimos em favor da população e da democracia no exercício de governos como o de Getúlio Vargas, Leonel Brizola, Alceu Collares e aqui em Caxias do Sul, com Alceu Barbosa Velho. Mais do que discursos são os atos que demonstram o quanto realizamos em favor da população, dos mais necessitados e sempre nos pautamos pela verdadeira inclusão social através da educação, nossa maior bandeira partidária.

            Se por vezes filiados ao PDT e até algumas lideranças, por circunstâncias até pessoais, demonstram desvios do ideário Pedetista, a INSTITUIÇÂO PDT, permanece viva e atuante, como canal confiável da expressão da vontade popular e social que sempre leva soluções verdadeiras para as necessidades que surgem na sociedade e das quais nos confiaram administrá-las.

            O PDT, como instituição, não esteve e não se encontra no lamaçal da corrupção que está sendo investigada pela Lava-Jato. Com apenas seis meses do governo federal, em 2003, Brizola, constatando o que já estava acontecendo, determinou que todos os pedetistas saíssem do governo e foi o que aconteceu.

            Somos um partido que possui como um dos seus postulados a “harmonia entre o capital e o trabalho”. Foi iniciativa trabalhista que abriu a possibilidade do “empregado participar do lucro das empresas”. Advogamos e praticamos um socialismo solidário, ou seja, efetivamente, no exercício do poder levamos soluções públicas que resgatem as pessoas mais necessitadas das condições em que se encontram e lhes damos dignidade de vida.

            Alberto Pasqualini afirmava que: “se tomarmos como ponto de referência o capitalismo e o socialismo, o trabalhismo não toca os extremos, mas passa aproximadamente pelo centro”. Para ele, “quem possui ideias e programas não precisa atacar e nem agredir”.

            Para Alberto Pasqualini, o maior título que se pode conferir a um homem é o “de que o pensamento e o sentido social de seus atos, realizações sociais e atitudes possam ultrapassar-lhe a existência material”.

            Assim sendo o PDT possui seu ideário nas “fontes trabalhistas e suas realizações eminentemente solidárias sociais”. Somos um canas confiável da expressão da sociedade.

Agenor Basso

Um dos fundadores do

PDT Caxiense em 1981