top of page

Gerson Burmann

Deputado Estadual

Herdeiro de trabalhistas históricos de Ijuí, onde a legenda inspirada em Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola construiu base através de diversas administrações municipais, o deputado Gerson Burmann foi reeleito para o sexto mandato na Assembleia Legislativa pelo Partido Democrático Trabalhista com 27.109 votos. É filho de Wanderley Burmann, por dois mandatos prefeito de Ijuí, sua base eleitoral, e sobrinho do também ex-prefeito do município e deputado estadual nas décadas de 60 e 80, Benno Orlando Burmann.

Na sua base eleitoral, Ijuí, obteve a maior votação, 5.653 mil votos, repetindo a eleição anterior com a captação de votos em municípios do entorno da região Noroeste (Ajuricaba (347 votos), e Augusto Pestana (376 votos), mas diferente da disputa de 2018, nesta Burmann ampliou a votação em outras regiões, como no Litoral Norte, em Balneário Pinhal (431 votos), Vale dos Sinos, em São Leopoldo (463 votos), Região Metropolitana (Sapucaia do Sul (272 votos), Canoas (123 votos) e Esteio (187 votos), além de outras regiões.

Como no mandato anterior, a meta é dar continuidade ao trabalho de ampliação da legislação voltada para as pessoas idosas. Burmann preside desde 2019 a Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade e Idosos, espaço legislativo que aborda as questões dessa faixa da população. Um dos resultados da atuação da Frente Parlamentar foi a criação do Fundo Estadual do Idoso, e leis como a que reduz em 40% o valor da taxa de renovação da CNH para motoristas com mais de 65 anos de idade. O parlamentar deverá manter o tema como prioridade do sexto mandato na Assembleia.

“É fundamental a definição e colocação em prática de políticas públicas direcionadas para as pessoas idosas”, defende Gerson Burmann, que na legislatura passada foi Líder Partidário do PDT e também presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia BR-285.

Ao longo dos mandatos, foi Líder de Bancada e atuou na maioria das comissões técnicas da Casa. Ele também defende as empresas públicas estatais, educação, e infraestrutura.

Gerson Burmann tem 60 anos (nascido em 8 de outubro de 1962), é formado em Engenharia Civil pela UFSM. Foi secretário de Obras, Saneamento e Habitação no governo de José Ivo Sartori.

51 3210-2690

Gerson Burmann
bottom of page