top of page

Artus visita Instituto da Criança com Diabetes

    Deputado Airton Artus no Instituto da Criança com Diabetes
Deputado Airton Artus no Instituto da Criança com Diabetes

Nesta terça-feira ,19, o deputado Airton Artus visitou a sede do Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul (ICDRS), em Porto Alegre. Durante a visita, o executivo de Relações Institucionais, Clódis Xavier, apresentou as instalações, projetos e ações desenvolvidas pela instituição.

Fundado em 1998 e em funcionamento desde 2004, o ICD é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta assistência interdisciplinar a mais de 4,5 mil crianças e jovens com diabetes tipo 1. Entre as ações do Instituto estão o atendimento gratuito aos pacientes, a disponibilização de insumos como insulina, seringas e tiras para medição da glicose e iniciativas voltadas à conscientização da sociedade gaúcha sobre a doença.

Na oportunidade, Artus explicou o Projeto de Lei 422/24, de sua autoria, que prevê o fornecimento de aparelho digital de medição e sensor de controle glicêmico a pacientes de 4 a 17 anos com Diabetes Mellitus tipo 1. O dispositivo permite o monitoramento da glicose minuto a minuto de forma indolor, dispensando a necessidade das tradicionais picadas nos dedos, por meio da aplicação de um sensor na pele que envia as informações automaticamente para o smartphone do paciente.

Durante a conversa, representantes do Instituto relataram que muitas crianças acabam sofrendo bullying por precisarem furar o dedo na frente dos colegas para fazer o controle da glicose e, por isso, se escondem para realizar o procedimento. Também foi apontado que a proibição do uso de celulares em algumas escolas tem sido um desafio para os alunos que utilizam o medidor digital, fazendo com que eles também procurem locais reservados para conseguir fazer o monitoramento. “Nosso objetivo é garantir que essas crianças e adolescentes tenham mais conforto e qualidade de vida durante o tratamento. O monitoramento contínuo da glicose com tecnologia indolor representa um avanço importante e evita o sofrimento diário das picadas nos dedos, que muitas vezes desestimula o acompanhamento adequado da doença. Ao disponibilizarmos essa tecnologia de monitoramento contínuo com sensor, incentivamos o acompanhamento adequado da doença”, afirmou o parlamentar.

A visita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho do instituto e iniciar uma parceria para fortalecer o Projeto de Lei e assegurar o apoio necessário para sua aprovação.

Comentários


bottom of page