Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Apoiado no discurso do Prof. Jorge Ferreira da Cunha da PUC-RIO

Por: Orion Herter Cabral

Do Movimento Autenticidade Trabalhista.

O Japão não tem recursos naturais mas é um pais rico, o Brasil é rico em energia e recursos naturais mas é pobre - rico é o pais que cria conhecimento.

O Brasil será um país rico quando desenvolver tecnologias.

Quanto mais denso em tecnologia for um produto maior é seu preço e mais empregos agrega.

Uma placa de computador pesa 100g custa US$250,00 o que equivale a 20 toneladas de minério de ferro. A placa de computador cria milhares de bons empregos na cadeia produtiva, enquanto a extração de minério de ferro cria poucos e péssimos empregos.

O Brasil é um pais subalterno, dependente de tecnologia externa e quando fabrica bens de alta tecnologia faz somente a parte final do produto: é mero montador de TVs, celulares, aparelhos eletrônicos. Na industria mecânica é a mesma coisa e nossa industria química e de medicamentos simplesmente mede e acondiciona. Até na industria de alimentos somos dependentes.

O Brasil pode ter mão-de-obra eficiente e barata mas permanecerá dependente econômica, cultural e politicamente, pois os donos da riqueza, os que governam a economia são os países que dominam o conhecimento.

O potencial em engenharia e ciência não é aproveitado no Brasil, contudo os professores devem prosseguir em sua missão de formar profissionais qualificados - serão aproveitados em alguma parte do mundo e um dia convocados para criar riquezas no Brasil.