Imprimir

Organização Partidária

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

 

Cláudio Roberto da Silva (Administrador, Consultor Organizacional)

 

O Partido Democrático Trabalhista, de acordo com o seu programa e princípios, projeta o rumo alternativo para o Brasil. Contudo para alcançá-lo é necessário ajustes internos, onde existem distorções.

 Propostas não faltam e se repetem de forma monótona em relação à organização e reforma interna do Partido, embora se observe a ausência de interesse para efetivar o que se impõem.

 A ação interna requer da administração superior do Partido uma postura democrática arrojada, baseada na solidariedade e adequada aos tempos atuais, mais livre e consciente dos direitos, dos deveres e das responsabilidades, mais militante, mais atenta a valorização das novas lideranças. A nova postura deve ser mais generosa com os companheiros.

 A organização interna do Partido precisa iniciar pelo Cadastro Eletrônico Único, atualizado e acessível, sem “donos” ou “proprietários”. Não pode continuar como nas prévias de 2000: quantos filiados não conseguiram votar, porque não constavam na “lista” nem poderia ter acontecido um militante, pré-candidato, provando à direção do Partido a sua filiação, com certidão do TRE. São situações vergonhosas e demonstração da desorganização do Partido.

 A organização partidária precisa mobilizar e harmonizar o trabalho das assessorias de imprensa, em todas as instancias do Partido, para que mantenham, de forma organizada, os dados e as informações políticas, com destaque na mídia, para sustentar as discussões eleitorais dos nossos candidatos. Não é possível que, a cada eleição, faltem informações e dados sobre as nossas realizações e o desgoverno dos nossos adversários. Em recente divulgação do Partido, durante um simpósio para prefeitos e vereadores, as realizações do Governo Collares foram esquecidas, inclusive os projetos para pequenos agricultores como a operação Troca-Troca e os Condomínios Rurais, projetos de grande repercussão sociais e econômicas com reconhecimento nacional e internacional.

 A organização do PDT precisa incluir também a revisão do relacionamento interno, com predominância das questões éticas, para que, as divergências entre companheiros sejam resolvidas no âmbito partidário e nunca ultrapassem as questões doutrinárias.

 Na área técnico-administrativa é necessária uma reforma capaz de transformar a atual estrutura em um sistema moderno e ajustado a novas formas de relacionamento com os meios de comunicação, onde a linguagem independente seja coerente e unitária do ponto de vista estratégico.

 A reforma deve estimular a formação de grupos diferenciados quanto ao método (objetivo e finalidade), para que se criem alternativas de ação política e desanimar a formação de grupos com interesse meramente eleitoral. O mandato popular deve manter o exercício dos direitos políticos, pela discussão das medidas governamentais com os filiados. O planejamento sistemático revelará a identidade global e o interesse comum do PDT.

 De forma concreta são necessidades imediatas:

 1 – A representatividade e a atuação dos companheiros detentores ou não de mandato eletivo, sejam permanentemente legitimada pelo diálogo e consulta aos filiados, como forma de reconhecer e apoiar a investidura pelo partido;

 2 – A implantação e manutenção do cadastro eletrônico único e atualizado, para identificar, localizar e estabelecer o relacionamento com os filiados;

 3 – Uma estratégia de relacionamento, com os meios de comunicação, através de assessorias de comunicação credenciadas para uniformizar a linguagem;

 4 – O planejamento estratégico logístico de marketing unificado para todos os níveis de candidaturas do legislativo, e expansão político-partidária; bem como, manter em banco de dados as informações geopolíticas de interesse eleitoral.

 ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA REFORMA OU CONSCIÊNCIA SÓCIO-POLÍTICA, precisamos estar atentos, seja no pensamento, no agir e no exercitar, para que possamos alcançar o desprendimento pessoal sócio-democrático, indo ao encontro do grupo chamado de Partido Democrático Trabalhista – PDT, dando as condições necessárias ao rumo alternativo para o nosso Brasil.

Comente: