Bolzan palestra

“O PDT não deve estar a reboque de nenhuma sigla em 2018, deve apresentar a sua identidade como uma opção à população, com um discurso honesto, ético, que transpasse segurança e, principalmente que apresente com detalhamento técnico e de conhecimento propostas para a gestão pública”. 
Essa foi a principal mensagem transmitida, na noite de segunda-feira (14/8), pelo ex-presidente regional do PDT gaúcho, ex-prefeito de Osório e atual presidente do Grêmio Futebol Portoalegrense, Romildo Bolzan Jr. O dirigente tricolor foi o convidado de mais uma edição do PDT em Debate, atividade quinzenal promovida pelo Diretório Metropolitano do partido em Porto Alegre, sob a gestão do vereador Mauro Zacher.

O encontro reuniu mais de uma centena de participantes e lotou o auditório da sede, com a presença de dirigentes do partido em municípios da Região Metropolitana, de prefeitos e ex-prefeitos de cidades como Arroio do Sal Farroupilha, Flores da Cunha e Montenegro, dos deputados estaduais Gilmar Sossela e Gerson Burmann, do deputado federal e presidente Regional Pompeo de Mattos, lideranças das zonais da capital, dos órgãos de ponta, movimentos, diretórios de bairro, núcleos e militantes. Entre os presentes, na condição de integrante da gestão de Bolzan no Grêmio, estava o presidente do Partido Progressista de Porto Alegre, o ex-vereador e ex-secretário municipal Kevin Krieger.

Em sua manifestação, Bolzan Jr. deixou claro que a sua prioridade, no momento, é o Grêmio, mas que jamais abandonou a vida política partidária, da qual muito se orgulha. Ao fazer uma análise da conjuntura atual, destacou que é importante ao partido dar espaço para que o pré-candidato Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas, possa trabalhar para consolidar o espaço do partido junto às lideranças e militância, posicionando o desejo da candidatura própria do PDT em 2018, “assim como deve fazer o mesmo, para a postulação ao senado, sugerindo a antecipação de uma pré-convenção”.

Também referiu discordar da linha de aproximação do PDT, em nível nacional, ao PT. “Ao longo dos últimos anos o partido esteve a reboque de outras siglas, a maioria delas rejeitadas hoje pela população. Temos todas as condições de nos apresentarmos à sociedade como uma opção clara, mas precisamos de um discurso firme, que diga claramente que não iremos ser coadjuvantes, nem antes e muito menos depois, do processo eleitoral”, disse, referindo-se que, no caso de derrota, o partido deve respeitar a decisão do eleitor e não participar da gestão vencedora.

Disse que Ciro Gomes “é, sem dúvida o melhor nome para 2018”, mas alertou que é preciso buscar a superação existente em relação a “um certo ranço da mídia”, assim como existe com o pré-candidato ao governo do gaúcho Jairo Jorge. Para Bolzan Jr. o que falta é um ajuste fino no discurso, buscando mostrar a capacidade administrativa do PDT, as suas propostas, muito mais do que estimular o confronto as outras forças políticas tradicionais que a população já está demonstrando rejeitar.

Por fim, Romildo Bolzan Jr, afirmou que é preciso ao PDT inovar o seu discurso, “o que não significa abandonar suas posições e sua história, mas apresentá-las de forma mais clara e objetiva, com uma linguagem moderna para que as pessoas percebam que as experiências do passado, agregadas de novos projetos, podem garantir qualidade à gestão pública, resolvendo efetivamente os problemas das comunidades”.

Bolzan palestra 1

Apelos para disputar o Piratini

Ao longo do encontro Romildo recebeu diversos apelos para que assuma uma a pré-candidatura ao Piratini em 2018. Foi praticamente aclamado pelos presentes e teve do presidente Regional Pompeo de Mattos a afirmação de que terá garantido o espaço que desejar. Entretanto Pompeo disse que é preciso respeitar o momento do presidente gremista e pediu paciência à militância. “Ele é o nosso “ÀS na manga”, salientou arrancando aplausos dos presentes.

Mauro Zacher, presidente Metropolitano, destacou a importância dos painéis realizados no PDT em Debate. “A finalidade é a de abrir o partido, alinhar o discurso, agregar conhecimento político e técnico em áreas como a de gestão, marketing e outras, bem como preparar as lideranças da capital e região metropolitana para que, unidas, possam dar a sua contribuição para a elaboração de um projeto, um plano de governo, que independente de nomes, possa representar a imagem de um PDT forte, coerente e disposto a buscar, na prática, com responsabilidade às soluções para as inúmeras demandas da população”.

Redação e fotos: 
jornalista Milton Gerson/Secretário de Comunicação 
(Reg.prof. 6539)