330120 G Guerrero

 

Foi instalada na tarde desta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física Escolar sob a presidência da deputada Juliana Brizola (PDT). “Uma batalha que em pleno 2022 não achávamos que seria necessário travar”, disse a parlamentar, explicando, porém, que diante de uma portaria da Secretaria Estadual de Educação que reduziu a carga horária da disciplina na rede pública estadual de cinco para um período, viu-se obrigada a se posicionar. “Como o Estado pode abrir mão de uma disciplina tão fundamental na formação dos alunos, quais estudos foram feitos para isso, quem foi ouvido, questionou a a deputada, avaliando que toda alteração no currículo deveria ser construída com a participação da comunidade escolar, “até para que tenha algum efeito”.

A deputada salientou a importância da disciplina para formação de atletas e condenou outras medidas que também, a seu ver, traziam prejuízos à educação, como a ausência de oferta de línguas estrangeiras alternativas ao inglês e o descumprimento de lei relativa ao turno integral nas escolas.

As deputadas Luciana Genro (PSol) e Sofia Cavedon (PT) parabenizaram a colega e manifestaram apoio à iniciativa. Luciana informou já ter protocolado pedido de audiência pública na Comissão de Educação para tratar das mudanças no ensino médio, incluindo a que motivou a criação da frente parlamentar. “A portaria está inserida num conjunto de mudanças no currículo do ensino médio que vieram de forma autoritária, e a educação física foi a vítima mais brutal, porque se resumiu a um período, e apenas no primeiro ano”, disse a deputada. “E a gente sabe o quanto a educação física é importante para o desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo (dos alunos)”, considerou.

Participaram da cerimônia também o representante da Secretaria de Estado da Educação, diretor-superintendente da Suepro, Frederico Guedes, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre, Débora Garcia, os representantes da Federação Internacional de Educação Física, Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar e Ewerton Deiques, entre outros.