Clique abaixo para entrar em contato com o deputado

Pompeo de Mattos 

 

 

 

 

 

 


  • Trabalhista de alma e coração

    Durante Sessão Plenária, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

    Durante Sessão Plenária, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

    Filho de agricultores assentados por Leonel Brizola, Darci Pompeo de Mattos nasceu em Santo Augusto, em 12 de julho de 1958 e tem quatro filhos, Humberto, Leonel, Tales e Julia. O início da sua atuação política foi marcado pela liderança estudantil em Santo Augusto e no diretório acadêmico de direito da Universidade de Cruz Alta. Após o fim da ditadura militar, ajudou a fundar o PDT.

    Em 1982, Pompeo de Mattos foi eleito o vereador mais votado de Santo Augusto. Quatro anos mais tarde, tornou- se o mais jovem prefeito do Brasil. Sua gestão foi marcada pela forte atuação na área da educação. Além de qualificar o ensino ao concentrar os alunos em escolas maiores e com melhor infraestrutura, foi um dos primeiros prefeitos do país a assumir a responsabilidade pelo transporte escolar para crianças da periferia. Pompeo também construiu a interligação de água potável do município e ampliou o espaço de atendimento na saúde.

     

    100 projetos pelo Rio Grande, 300 projetos pelo Brasil

    No Tribunal Regional Eleitoral-RS, Pompeo foi diplomado 8 vezes.

    No Tribunal Regional Eleitoral-RS, Pompeo foi diplomado 8 vezes.

    Em 1986, Pompeo tornou-se suplente de deputado estadual, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa dois anos mais tarde. Foi reeleito em 1990 e em 1994, e em 8 anos como deputado estadual apresentou mais de 100 projetos beneficiando todas as regiões do Estado.

    Nas eleições de 1998, 2002 e 2006 foi eleito deputado federal mais votado do PDT gaúcho. Ao longo de 3 mandatos na Câmara dos Deputados Pompeo apresentou mais de 300 projetos, entre eles a Lei que garante a realização do exame de mamografia pelo SUS.

     

    Ética e coragem na vida pública

    Em Santo Augusto-RS, com mãe (falecida) e irmãos

    Em Santo Augusto-RS, com mãe (falecida) e irmãos

    Membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, Pompeo de Mattos teve ainda atuação de destaque em duas Comissões Parlamentares de Inquérito: Narcotráfico (que resultou na cassação de políticos e na prisão de advogados, empresários, policiais, traficantes e de um desembargador) e dos Correios (no processo que revelou ao país o escândalo do Mensalão).

    Em 2008, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

    Em 2009, Pompeo fez 53% dos votos dos filiados como o nome preferido para concorrer a Governador do estado em 2010.