Nota Oficial Sindical

NOTA DO MOVIMENTO SINDICAL DO PDT/RS SOBRE A VENDA DAS AÇÕES DO BANRISUL

A  nova proposta do Governador Sartori para repactuar as dívidas do governo gaúcho demonstra mais uma vez o seu total desprezo pelo patrimônio público. Não bastasse a insistência e a reincidência em incluir no pacote CRM, Sulgás e CEEEE, reacende o sinal de alerta com relação ao Banrisul.

Diante da oposição que sofreu durante as diversas tentativas de privatização, destacando aqui o excelente trabalho da frente parlamentar em defesa do Banco, agora utiliza outro artifício para renegociar seus débitos: oferece ao Governo Federal as ações ordinárias que são do próprio governo estadual, além dos 7% das ações preferenciais (ou seja, a totalidade destas ações) como garantias financeiras para a renegociação e amortização financeira nesse novo arranjo proposto. Essa avidez e ganância, em nosso entendimento, deixam claro que o Palácio Piratini nunca teve um plano de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, preocupa-se apenas em ser um mero pagador de contas, limitando drasticamente a capacidade de desenvolvimento do nosso Estado.

Destacamos ainda que o Banrisul vem já de longa data, devido a sua excelência e ao esforço de seus funcionários e gestores, carregando o Estado e seus administradores despreparados nas costas. Lamentamos profundamente a miopia gerencial que hoje tomou conta do Governo Gaúcho, pois o dinheiro que será arrecadado nessas operações não será utilizado para modernizar escolas, aparelhar hospitais, qualificar a segurança pública ou fomentar o agronegócio, mas sim apenas e tão somente como redutor nos valores apresentados de uma conta a nós imposta goela abaixo.