debate rbsFoto: Ramiro Furquim

A quatro dias do primeiro turno das eleições, Jairo Jorge participou nesta quarta-feira, 03, do debate da RBSTV. Único a estar presente em todos os 30 encontros promovidos por emissoras de rádio e TV e entidades da sociedade civil organizada, o candidato do PDT apresentou propostas claras para recuperação das finanças do Estado, educação e segurança e mostrou porque é o mais preparado para governar o Rio Grande.

Jairo Jorge defendeu a redução da alíquota do ICMS, implantada pela Lei do Gatilho, mecanismo que reduz impostos gradativamente na medida em que a arrecadação aumenta.

Pela proposta, em julho de 2019, a alíquota geral do ICMS cairá de 18% para 17,75%, com um gatilho de 0,25%, e a alíquota de energia, combustíveis e telefonia será reduzida de 30% para 29% com gatilho de 1%.

“Em Santa Catarina, a gasolina é 37 centavos mais barata do que no Rio Grande. E lá o consumo do combustível é quase 30% maior e, por consequência, a arrecadação do Estado também é maior”, exemplificou Jairo Jorge.

“Com gasolina, contas de telefone e energia mais baratas, o senhor e a senhora que nos acompanham terão mais dinheiro para fazer a economia girar. Vamos, assim, atrair mais investimentos, mais empresas. Fiz isso em Canoas e atraímos 19 mil empresas. Faremos no Estado. O Rio Grande precisa de soluções inovadoras. Só ideias novas resolvem”, reafirmou Jairo Jorge.

Para recuperação econômica, tema recorrente no debate, Jairo Jorge mais uma vez reafirmou a necessidade de reduzir a burocracia para retomar a vitalidade e dar dinamismo à economia. “Tive a oportunidade de percorrer todos os 497 municípios gaúchos e pude ver as empresas indo embora, levando junto os empregos e os jovens. Vamos reduzir o prazo para o licenciamento ambiental e facilitar a abertura de novas empresas com o Escritório do Empreendedor”, falou o pedetista.

Na educação, Jairo Jorge se comprometeu em promover a segunda revolução educacional. “Exatamente hoje, há 60 anos, Leonel Brizola era eleito governador do Rio Grande. Ele mudou a realidade do nosso Estado ao construir as brizoletas para levar ensino à população analfabeta da época. Agora, precisamos dar prioridade para educação dos nossos filhos e netos”, disse o candidato ao defender a criação de um fundo com o lucro das empresas públicas como o Banrisul e CEEE. “Vamos fazer as empresas funcionarem bem, dar lucro e mudar a educação do RS. Todos os recursos serão para investimento em infraestrutura escolar, escola de tempo integral e
valorização e treinamento dos professores que vão receber salário integralmente até o último dia útil do mês, conforme determina a Constituição”, afirmou o pedetista.

Para a segurança, Jairo Jorge defendeu que o assunto seja comandado pelo próprio governador. “Proponho a criação do Pacto RS Mais Seguro, uma parceria com os órgãos de Segurança, Judiciário, Ministério Público e os 20 maiores municípios do Estado, de forma a coordenar os esforços e estratégias. Teremos ainda a implantação de Centrais Regionais de Monitoramento nas maiores cidades do Estado. Vamos aumentar os recursos para a segurança com o RS Investimentos que irá administrar os oito mil terrenos e prédios ociosos do Estado”, explicou Jairo Jorge.