POM de Mattos 52 1024x681

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (13/07), o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), criticou as manobras usadas pela base aliada do governo para rejeitar o relatório do deputado Sergio Zveiter(PMDB-RJ), favorável à continuidade das investigações do presidente Michel Temer por crime de corrupção passiva.

O parecer foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania por 40 a 25 votos e uma abstenção. Em outra votação, foi aprovado,  por 41 a 24 votos, um novo relatório, do deputado Abi-Ackel,  contra o prosseguimento da denúncia.

Pompeo de Mattos alegou que a compra de parlamentares com a liberação de emendas e a troca de membros titulares e suplentes do colegiado resultaram na vitória “vergonhosa” do governo.

De acordo com o parlamentar, “o troco” será dado no Plenário da Câmara, no dia 2 de agosto, no retorno dos trabalhos legislativos após o recesso da Casa, quando está prevista para ser  votado o texto aprovado na CCJ. Para o deputado, a base do governo está rachada e partidos aliados vão “desembarcar” da base. O pedetista lembrou que, para que votação não seja judicializada e questionada no STF, é preciso garantir um quórum mínimo de 342 parlamentares para ter início a votação no Plenário.

Pompeo afirmou ainda que a intenção do governo é evitar a votação e engavetar o processo. “Nós vamos denunciar isso à nação brasileira. A Câmara tem que funcionar permanentemente, e nós vamos estar aqui para debater este projeto com a sociedade”.

Ascom Lid./PDT