Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

MARCIO TON 7899

A Câmara Municipal de Porto Alegre, instalou, no final da manhã desta terça-feira (10/10), a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde, presidida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), tendo como vice-presidente a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e, como secretária, a vereadora Sofia Cavedon (PT). A Frente conta com a  participação de mais 17 parlamentares e instituições representativas.

Bins Ely, proponente da Frente, explicou que a iniciativa "visa ampliar o espaço das terapias integrativas para promoção da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos". Segundo o vereador, o objetivo é divulgar tratamentos complementares à medicina convencional, aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, como base no documento de Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). "É preciso criar a consciência social de que a terapia holística complementa um tratamento, a busca da visão não fragmentada para harmonização e equilíbrio entre todas as dimensões do ser humano, atuando não só no corpo físico, mas também nas energias mais sutis", disse.

O vereador defendeu, ainda, sistemas de divulgação dessas atividades, a criação de agenda positiva e o encaminhamento de propostas ao governo municipal que possibilitem e ampliem as práticas de terapias integrativas em diferentes áreas sociais. "Elas propiciam o equilíbrio entre físico, emocional, mental e espiritual do ser humano", acrescenta, lembrando que as terapias holísticas ajudam na harmonização de todos esses aspectos, previnem doenças e auxiliam no processo de cura de muitas doenças.

Conforme o presidente da Frente, há um grande trabalho a ser desenvolvido em prol dos avanços às práticas integrativas em saúde. Ele citou conquistas, como a Lei 12.188/16, que inclui o Dia do Yôga (21 de junho) no calendário oficial de Porto Alegre, e reiterou a necessidade de aprovação de projetos que tramitam no Legislativo, a exemplo da proposta que oficializa o Dia da Quiropraxia no calendário oficial da cidade; do projeto de lei nº 135/17, que define regras para implementação do Programa de Terapias Naturais no SUS; e o projeto de lei nº 273/16, que cria o Programa de Meditação e Desenvolvimento da Inteligência Emocional nas escolas municipais.

Participantes

Participaram da instalação da Frente a presidente da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Sandra Paixão; a professora de yôga Vera Edler; a presidente do Conselho Nacional de Autorregulação da Terapia Floral, Rogéria Comim; a presidente da Associação de Arteterapia do Estado (Atergs), Angélica Shigihara; a representante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, massagista Muniz Job; a arte-terapeuta e profissional de saúde do Grupo Hospitalar Conceição, Daise Machado; a psicóloga indiana Sônia Ciarlo; a terapeuta holística Sabrina Salazar; o assessor jurídico do Espaço Vera Edler, Roberto Thomaz; além de apreciadores e adeptos de terapias holísticas.

Os vereadores que também integram a Frente são: Adeli Sell (PT), Aldacir Oliboni (PT), André Carús (PMDB), Cassiá Carpes (PP), Clàudio Janta (SD), Dr. Goulart (PTB), Luciano Marcantônio (PTB), Mauro Pinheiro (REDE), Mauro Zacher (PDT), Moisés Maluco do Bem (PSDB), Mônica Leal (PP), Paulo Brum (PTB), Prof. Alex Fraga (PSOL), Rodrigo Maroni (PODEMOS) e Tarciso Flecha Negra (PSD). 

Convites

Participantes da Frente pediram divulgação e convidaram para visita à sede da Associação de Terapeutas Holísticos, localizada em Itapuã, e para o Diwali - Festival das Luzes Porto Alegre, com atividades multidisciplinares, como dança clássica indiana, curso de culinária indiana, yôga, e palestras, que ocorrerão entre os dias 19 e 23 de outubro, em horários variados, na Usina do Gasômetro.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)