Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

MAU EDE 6420

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na noite desta sexta-feira (14/7), a transportadora escolar Sônia Pizzio. A profissional recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, por iniciativa do vereador Mauro Zacher (PDT), pelo trabalho realizado ao longo de 20 anos junto ao Instituto Santa Luzia, no Bairro Cavalhada, onde leva e busca alunos especiais.

Para Zacher, Sônia representa um conjunto de mulheres que, em sua rotina, exercem atividades que, “na maioria das vezes, não recebem destaque, porém são de extrema importância para a sociedade”. O parlamentar ainda lembrou o trabalho social e voluntário da homenageada junto à creches e igrejas na Zona Sul da Capital. 

Por fim, Zacher salientou que a escolha por Sônia para receber a homenagem se deu pela exposição que a profissional teve ao protagonizar um vídeo de uma campanha do Grupo Zaffari para o Dia das Mães de 2016. “Isso mesmo sem que ela tenha exercido a maternidade biológica, o que não diferencia em nada o sentimento que tem pelas crianças que transportou ao longo dessas duas décadas, reconhecimento que tem de pais, alunos e educadores”. 

A homenageada agradeceu o Diploma recebido e afirmou estar lisonjeada por ter sido escolhida. Disse que, como afirmou o vereador Zacher, se sente representante de um conjunto de mulheres porto-alegrenses que, em sua rotina, realizam com dedicação atividades que têm relativa importância para com a comunidade, “mesmo que não haja glamour e holofotes”.  

Sônia também agradeceu ao colega que a indicou e oportunizou o vídeo para o Grupo Zaffari. “Até então, não tinha a dimensão exata do alcance que as redes sociais poderiam ter”, confessou, ao lembrar que a peça publicitária para o Dia das Mães viralizou. 

Ela destacou o sentimento que tem pelas crianças que transporta. “Somos motoristas, psicólogos, educadores e muito mais. Isso nos faz, de uma certa forma, mesmo que sem formação, procurar agregar o conhecimento de várias profissões em uma só, mas é preciso lembrar que esse aprendizado constante temos muito é com as crianças”.  Ela disse ainda que o fato de não ter filhos biológicos amplia o carinho que tem para com as crianças que transporta. “Me sinto, e não poderia ser diferente, responsável por eles no período em que estamos juntos.”

Ao final da sessão solene, foi passado, no telão do Plenário Otávio Rocha, o vídeo do Grupo Zaffari no qual Sônia Pizzio foi protagonista para prestar as homenagens no Dia das Mães de 2016.

Edemar Sarnagotto, conselheiro tutelar da microrregião 6 e esposo da homenageada, declarou que a preocupação de Sônia em fazer o bem vai além do comprometimento com os alunos que transporta e se estende aos seus colegas, por quem luta sempre na defesa do fortalecimento dessa categoria, que presta um serviço relevante na cidade.  

Saiba mais

Nascida em 1968, em Porto Alegre, filha de Ivo e Erenita Pizzio, ao longo dos 19 anos em que atua como transportadora escolar, tem se destacado pelo comprometimento e carinho com que trata as crianças e adolescentes do Instituto Santa Luzia, no bairro Cavalhada, a única escola em que atua, desde o início da atividade, em 1997. 

Antes disso trabalhou na empresa Termolar, onde atuou até os 28 anos. E foi com o valor obtido em sua rescisão que adquiriu um dos veículos que já realizavam o transporte dos alunos especiais do Instituto Santa Luzia. Logo percebeu que a paixão pela direção, herdada do pai – motorista de ônibus, e pelo contato com as crianças, era a motivação que definiria a sua permanência na atividade, carreira da qual muito se orgulha. Foi no Santa Luzia que conheceu o monitor Edemar Sarnagotto, atualmente conselheiro tutelar da microrregião 6, com quem está casada há três anos. 

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)