Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

Bullyng card MZ

Por iniciativa do gabinete do vereador Mauro Zacher, autor da pioneira legislação (Lei Municipal 10.866) que criou políticas de prevenção e combate ao Bullying em capitais brasileiras, acontece, no próximo dia 25 de maio (sexta-feira), o 1º Seminário Interativo destinado a debater esse fenômeno de violência, especialmente entre jovens em idade escolar. A atividade terá início às 9h30min, com a abertura feita por Zacher, com a participação do Secretário Municipal da Educação, professor Adriano Naves Brito, e contará com três painéis, às 10h, 14h e 16h.

O primeiro painel, “Prevenção ao Bullying e Boas Práticas”, terá como convidados Carolina Lisboa, Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia (UFRGS), professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia e da Faculdade de Psicologia da PUCRS; e Márcia Helena da Silva Melo Bertola, Professora do Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Clínica, doutora e pós doutora em Ciências da USP.

Após o intervalo para o almoço, o tema a ser abordado é a “Prevenção da Violência nas Escolas e Justiça Restaurativa”, com a participação de Marcos Rolim, Doutor e mestre em Sociologia (UFRGS), especialista em segurança pública (Oxford) e Jornalista (UFSM), Presidente do Instituto Cidade Segura e membro do Conselho Administrativo do Centro Internacional para Promoção dos Direitos Humanos (Unesco); e Afonso Armando Konzen, Mestre em Ciências Criminais (PUC), professor da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público de RS, Coordenador do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Escola Superior da Magistratura do RS e Membro aposentado do Ministério Público Federal.

O último painel tratará sobre “Prevenção ao Suicídio” e será realizado por Christian Kieling,  Doutor em Ciências Médicas, professor de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Faculdade de Medicina (UFRGS), e Coordenador do Programa de Depressão na Infância e na Adolescência do Hospital de Clinicas de Porto Alegre; e Carmem Oliveira, Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), pesquisadora na área de Violência Juvenil e ex-secretária nacional dos direitos de crianças e adolescentes.

Interatividade

Ao iniciar. cada um dos painéis, será disponibilizado por aplicativo, aos celulares previamente cadastrados no momento da inscrição, o resumo de cada uma das manifestações dos painelistas. Dessa forma, o publico poderá se concentrar no conteúdo das falas e debates do evento, sem a preocupação, que normalmente teriam em outros eventos, de copiar, fotografar o material apresentado. 

Ainda, para aquelas pessoas que não puderem participar, especialmente quem reside no interior do Estado, ou mesmo fora das fronteiras do Rio Grande do Sul e do país, terá a oportunidade de acompanhar, em tempo real, a transmissão ao vivo de todo o seminário pela fanpage.  Para isso, basta procurar e curtir a página  do vereador Mauro Zacher (https://www.facebook.com/mauro.zacher/?ref=br_rs) no Facebook. 

Inscrições

A entrada é franca, mas as vagas limitadas. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato até o dia 22/05, pelo fone: (51) 998.945.230, a fim de garantir a interatividade e ser incluído na lista de recebimento de certificação de participação no evento.

Entrevistas com o vereador podem ser feitas diretamente pelo fone: (51) 9972.1414 ou por agendamento pelo fone (51) 99403.3773 (Milton). 

Jornalista 

Fones: (51) 98423.4199

            (51) 99403.3773