Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

Semana da agua release

 

A Frente Parlamentar do DMAE Público e de Qualidade, presidida pelo vereador Mauro Zacher (PDT) realiza a partir de segunda-feira (19/3) uma extensa programação para marcar a Semana da Água. As atividades pretendem mobilizar a sociedade para o debate sobre a situação do abastecimento e saneamento em Porto Alegre.

A agenda começa, na segunda, com a inauguração, antes da sessão Legislativa, da exposição “Semana da Água – em Defesa do DMAE Público”, a partir das 13h30, em frente ao plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255). Já estão confirmadas as participações de oito ex-diretores gerais do departamento, que exerceram suas atividades em diferentes momentos e governos de matizes ideológicas.

Mauro Zacher destaca a importância da mobilização em defesa da condição pública do DMAE. Ressalta o apoio recebido dos outros 15 vereadores que integram a Frente Parlamentear, dos servidores e de inúmeras entidades, especialmente do Sindicato dos Municipários (Simpa) e do Conselho de Representação Sindical do DMAE, que são diretamente interessadas no tema. “Nossa missão é demonstrar à sociedade porto-alegrense a excelência técnica e a capacidade financeira superavitária do órgão, que cuida deste que é um dos bens naturais mais preciosos à vida humana, a água que bebemos”.

Ao todo, serão três mesas de debates durante a semana. Na terça (20/3), a primeira pretende resgatar a história do DMAE e os seus desafios. Participam o ex-prefeito, ex-diretor geral e ex-vereador João Dib; Guilherme Barbosa (ex-diretor geral; ex-vereador); Wilson Ghignatti (Ex-diretor eral); e Elisandro Oliveira (Ex-diretor geral). A mediação ficará com o vereador Mauro Zacher, proponente e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do DMAE Público e de Qualidade.

Na quarta-feira ocorre a segunda mesa de discussões sobre a situação atual da água e do esgoto, e suas perspectivas. Confirmaram presença no painel, Augusto Damiani (Ex-Diretor geral); Marcos Calvete (Químico do DMAE); Arnaldo Fraga (Engenheiro do DMAE); e Dieter Wartchow (Ex-diretor geral do DMAE e da Corsan). A mediação será do vice-presidente da Frente, vereador Cassiá Carpes (PP).
Na quinta-feira (22/3) a última mesa da semana discutirá a mobilização em Defesa do DMAE público e de qualidade. Estarão no centro da atividade, Carlos Todeschini (Ex-diretor geral e ex-vereador) e Arnaldo Dutra (Ex-diretor geral). A mediação será feita pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que secretaria os trabalhos da Frente.

Para finalizar as atividades da Semana uma mobilização com exposição sobre o DMAE será levada ao Brique da Redenção no domingo (25/3). As atividades acontecerão próximo ao Monumento do Expedicionário.

Saiba mais AQUI sobre a Frente Parlamentar, dados técnicos e financeiros do DMAE, e conheça na íntegra a sua composição.