Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

Loureiro 223973 G

Mobilizados pela Assembleia Legislativa, produtores de leite gaúchos que sofrem com o baixo preço pago pelo produto estiveram em grande número na audiência pública proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT) nesta sexta-feira, em Pinheirinho do vale, no Norte do Estado, debatendo soluções para a grave crise no setor leiteiro, que afeta milhares de famílias em centenas de municípios do Rio Grande do Sul.

Organizada através da Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento gaúcho, a audiência possibilitou um completo diagnóstico da situação e encaminhou medidas a serem buscadas junto aos governos estadual e federal, como a estipulação de cotas para importação do leite uruguaio, a revogação da portaria que estimula a compra do produto no país vizinho e também que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquira o leite gaúcho para ser distribuído em programas sociais. “A baixa rentabilidade fez com que 20 mil famílias literalmente abandonassem a produção de leite no Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Isso é muito grave para um Estado como o nosso, onde a produção agropecuária é um dos sustentáculos da economia e motor do PIB gaúcho”, alerta o deputado Loureiro.

Durante a audiência, vídeos com relatos dramáticos de produtores atingidos pelo baixo preço que está sendo pago pelo litro de leite reforçaram a importância do debate. Prefeitos como Elton Tatto, de Pinheirinho do Vale, também expuseram as dificuldades que os municípios enfrentam a partir da crise no setor leiteiro. O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Preto (PT) e o presidente da Famurs, Salmo Dias, participaram da audiência, assim como representantes da Emater, Secretaria da Agricultura, Instituto Gaúcho do Leite (IGL), vereadores, prefeitos e a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB).