Autor: Orion Herter Cabral

Do Movimento Autenticidade Trabalhista- 12 maio de 2007

 

A partir dos anos 90, com a implantação da agenda neoliberal, ativada pelos Bancos Centrais, se estabeleceu o controle da inflação e a austeridade fiscal como fundamentos da economia, inibindo os governos de conduzir as políticas econômicas que ficaram sujeita ao mercado - Assim, nasceu a Globalização Financeira no Brasil.

A falta de planejamento governamental se refletiu na economia com um crescimento constrangedor e um retrocesso ao modelo primário exportador - colonial exportador - da década de 20.

 

Dissenso de Washington

A crença era de que a livre mobilidade de capitais resultaria em maior eficiência na alocação dos capitais, com benefícios para o Brasil. Mas a crendice não ocorreu, o contrário, muitos foram os problemas associados à globalização financeira, com destaque para:

  • perda de autonomia do governo para conduzir políticas econômicas;
  • ausência de políticas capazes de reduzir o desemprego;
  • dependência econômica às grandes empresas;
  • ampliação da riqueza financeira das famílias afetando o consumo e o investimento;
  • preferência pelos investimentos de portfólio e
  • guerra de moedas e juros

Mercado financeiro especulativo

O Mercado financeiro exposto a especulação (inclusive internacional), a irracionalidade e a má gestão pública se fizeram sentir cada vez de forma mais intensa no Brasil.

 

Não custa saber interpretar os indicadores P/VP e L/VP, que identificam riscos no mercado de ações.

VP:Valor patrimonial da ação

VP= (Patrimônio Líquido da empresa) /(Quantidade de Ações da empresa)

P:Preço por ação

L= (lucro por ação)= (lucro da empresa nos últimos 12 meses)/(número de ações da empresa)

Assim

P/L = (preço por ação)/(lucro por ação) e

P/VP = preço por ação/ Valor patrimonial por ação.

Leitura dos indicadores:

P/L representa o número de anos que levaria

para o retorno do valor investido se a empresa tivesse o mesmo lucro dos últimos 12 meses.

Supondo que um investiu em uma empresa cujo P/L é 8. Isso indica que em 8 anos, você terá de volta o valor que investiu inicialmente.

 

P/VP deve ser próximo de 1(acima de 3 representa grande risco) e

P/L deve ser menor ou igual a 8.

 

Pois bem, a Bovespa em março de 2007, apresentava como média do P/VP=4,5 ou seja, um valor médio das ações 450% maior do que o patrimônio da empresa; ou seja um grande risco - tanto que, em 2008, as ações perderam 60 e 80% do preço atingindo um P/VP de 0,4.

Já o P/L=28,34 ou seja com um lucro realizado pelas empresas igual ao do ano anterior o investidor levaria 28,34 anos para ter um lucro igual ao que aplicara.

Os agentes do mercado conheciam esses indicadores e sabiam que era um momento de cautela, contudo os investidores somente viam a valorização do mercado acionário e estavam eufóricos.

 

O direito de ser sócio de uma empresa e das empresas serem capitalizadas admitindo sócios é positivo, mas isso não justificava a jogatina no Mercado Financeiro.

 

Falta Estado, para controlar o preço das ações, determinar  responsabilidade aos agentes financeiros e limitar a mobilidade dos capitais no curto prazo, estimulando os Investimentos Diretos de empresas estrangeiras - O Investimento Direto são menos voláteis e favorecem a difusão tecnológica. Mas, por não gerar ganhos financeiros não recebem o charme dos bancos, ávidos por lucros.

 

Nova atitude

Os governos, em futuro visível, voltarão a planejar o crescimento da Economia, beneficiar novas nucleações capitalistas e regular o mercado acionário, inibindo vendas de ações acima de 30% do patrimônio líquido da empresa e preço das ações superiores ao o dobro do seu lucro no ano anterior.