CICLOS ECONÔMICOS NO BRASIL

14 de julho de 2013

Texto do: Movimento Autenticidade Trabalhista

 

  1. 1500 - CICLO DO PAU BRASIL.

A primeira riqueza identificada no Brasil foi o pau-brasil, explorada especialmente por Franceses auxiliados pelos índios. Foi uma exploração nômade em que à medida que se esgotava numa região, passava a derrubada de arvores adiante. Assim o pau-brasil se esgotou deixando para traz a destruição de grande parte da Mata Atlântica.

  1. 1532 -  CICLO DO AÇUCAR.

Portugal possuía grande experiência no cultivo da cana – Os Açores e a Ilha da Madeira produziam açúcar para abastecer Portugal, Inglaterra e cidades italianas.

No Brasil, a mão-de-obra abundante e as grandes propriedades sustentou a produção de açúcar. O solo era aproveitado até seu esgotamento e a produção migrava. Até o sec. XVII a produção não parou de crescer. Contudo com o domínio Espanhol a produção declinou e estagnou o ciclo do açúcar.

  1. 1693 - CICLO DO OURO.

No Brasil, até 1720, a exploração migrava atrás do ouro de aluvião.

Entre 1700 e 1770 o Brasil produzia 50% do ouro do Mundo. Contudo o Brasil continuou pobre. A maior parte do ouro brasileiro foi parar no tesouro britânico, para financiar  a PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO SEC XVIII.

  1. 1866 - CICLO DA BORRACHA.

A borracha brasileira impulsionou a industria automobilística - as rodas de borracha substituíram as de madeira e a extração do látex proliferou.

A borracha chegou a representar 40% das exportações brasileiras e a renda no Amazonas era a mais alta do Planeta. A Belle Epoque da Amazônia se caracterizou pelo luxo e a ostentação enquanto a  mão-de-obra foi relegada a miséria e a escravidão.

Com o aumento da oferta de látex no Oriente e a falta de diversificação da Amazônia a renda per capta de Belém e Pará caiu 5 vezes de 1910 a 1920.

  1. 1900 - CICLO DO CAFÉ.

O café impulsionou a economia brasileira de 1900 a 1930. Até a década de 1920, o café foi o motor da economia brasileira e o Brasil controlava seu preço no mercado Mundial.

Com a crise de 1929 houve redução no consumo mundial de café e o setor afundou.

  1. 1970 - CICLO DA SOJA

Desde 1970, a soja impulsiona a economia de exportação. O modelo foi a monocultura extensiva e mecanizada que provocou o desemprego no campo com alta lucratividade para o “agronegócio”.

A expansão da soja se deu a custa da fronteira agrícola na direção da Amazônia, o que vem provocando desmatamentos em larga escala.

  1. 1996 - MINÉRIO DE FERRO

O Brasil é o maior produtor de minério ferro, possui a quinta maior reserva do mundo e de melhor qualidade(60% em ferro).

A Companhia Vale do Rio Doce,  privatizada em maio de 1997, é a maior extratora e exportadora do mundo.

As exportações representou cerca de 5,7% do valor das exportações brasileiras em 1996.

Em 2009, com a crise financeira internacional, as vendas caíram 42,7% em maio, na comparação com abril, e a queda nos preços foi de 12,2%.

  1. 2007 - PECUÁRIA

Para auxiliar a expansão da pecuária, o governo federal está investindo em todos os elos da cadeia de abastecimento – desde a produção nas fazendas até o mercado internacional. Entre 2007 e 2009 o BNDES financiou US$ 2,65 bilhões para as poderosas multinacionais Bertin (vendedoras de couros), JBS (maior vendedora de carne) e Marfrig, a quarta maior vendedora de carne do planeta.

“Está se cumprindo a profecia do General Garrastazu Médici:"A Amazônia seria ocupada pelas patas dos bois”.

O Greenpeace revela que a pecuária brasileira é hoje o maior vetor de desmatamento no mundo e a principal fonte de emissões de gases do efeito-estufa do Brasil.

  1. PRÉ-SAL

Deus sendo brasileiro brindou com o pré sal mas a cobiça internacional esta presente.

Nota de novembro de 2014

O escândalo da Petrobras, até que ponto não está relacionado com o interesse internacional por essa riqueza.