Diretório Estadual do Rio Grande do Sul

 
OSO maior Pr Mam de OsrioEsse é o único projeto gaúcho, no Congresso, que irá enfocar o tema Amamentação
O município de Osório irá apresentar uma de suas experiências exitosas da saúde pública no XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS.

O evento ocorre de 12 a 15 de julho, em Brasília e o Pró-Mamá será apresentado pela fonoaudióloga Ana Paula Sudbrack, com acompanhamento do Secretário de Saúde Emerson Magni, a partir das 8h30min de quinta-feira, com explicações sobre a metodologia e as ações do Pró-Mamá.

A iniciativa em Osório surgiu com a ideia de beneficiar uma área fundamental que é a amamentação e devido a sua importância junto ao desenvolvimento saudável dos bebês, foi selecionado para o evento.

O prefeito Eduardo Abrahão salienta que o poder público vem ao longo dos anos trabalhando com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores. O Pró-Mamá é um dos exemplos que evidencia essa preocupação com o bem estar dos cidadãos, neste caso, dos bebês e das mães. “Oportunizar condições e cuidados, que começam com o pré-natal, passando pela amamentação que é uma fase primordial na vida dos bebês é essencial. E o importante é que o Programa Jogue Limpo está contribuindo com o fortalecimento desta ação. Resta parabenizar o empenho da equipe que faz o Pró-Mamá acontecer e também pela participação em Brasília. Estamos divulgando positivamente Osório e isso nos deixa, felizes”.

Segundo o Secretário Emerson, é gratificando ver o resultado positivo das ações que têm o apoio do prefeito Abrahão. “Trabalhamos muito para que a população fique satisfeita e o Pró-Mamá faz parte dos serviços que disponibilizamos. É muito bom poder compartilhar mais esse projeto exitoso com os demais municípios que estarão na Mostra”, afirmou o secretário.

Pró-Mamá

O Programa que faz parte da Rede Cegonha foi idealizado pela equipe de fonoaudiologia e o NASF com o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno e qualificar a atenção no município. Suas ações que norteiam a conduta de todos os profissionais da Atenção Básica são coordenadas pelas fonoaudiólogas Ana Paula Sudbrack e Celina Rech Maggi, a nutricionista Gislaine Ferreira e a psicóloga Viviane Heckler.